Uma poderosa ferramenta de colaboração para utilização no setor público: os Wiki's



Pensei bastante antes de escrever este artigo, pois poderia estar apresentando um tema que, provavelmente, seria prematuro. Entretanto, acredito no uso da tecnologia da informação no setor público como um fator essencial para promover a melhoria dos serviços públicos e a modernização da gestão pública. Obviamente, a modernização da Gestão Pública não se limita ao uso intensivo de ferramentas de tecnologia da informação, há também um longo caminho a ser percorrido, entre outras coisas, na formação dos agentes públicos e de diminuição da burocracia.

Os Wiki's são softwares que permitem a edição coletiva de documentos, com uma linguagem muito simples, utilizando-se apenas um navegador web. O termo Wiki wiki significa "super-rápido" no idioma havaiano. Uma das principais características da tecnologia wiki é a facilidade com que documentos são criados e alterados. Uma das aplicações mais populares da tecnologia wiki é o Wikipédia, uma enciclopédia multilíngüe online livre, editada de forma colaborativa por milhões de pessoas de todo o mundo. Para saber mais sobre o conceito de wiki's acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki.

Pois bem, e sua utilização no setor público? Larry Sange, um dos có-fundadores do Wikipédia, acredita que os governos devem considerar a utilização de ferramentas de colaboração do wiki em pelo menos três situações:

  • Como forma de construir um consenso, haja vista que é um ponto crucial para a gestão pública;
  • Diminuíndo os "gaps" do conhecimento e ajudando a produzir documentos completos;
  • Promovendo a imparcialidade pela representatividade de todos os lados de uma edição;
Vou apresentar agora, de forma prática, algumas possíveis aplicações para um wiki institucional. Nao esquecendo que a ferramenta de Wiki pode ser facilmente instalada na intranet do órgão, pela área de TI sem maiores dificuldades.
Exemplos de aplicações possíveis:
  • Elaboração de uma enciclopédia corporativa, com a definição dos termos técnicos usados pelas diversas áreas da instituição;
  • Elaboração de projetos, o wiki é excelente para criar, discutir e formatar documentos de forma colaborativa;
  • Edição dos "famosos" manuais de atribuições dos órgãos publicos. O wiki possibilita ter sempre um manual atualizado, com por exemplo, relação de titulares, telefones, e-mails, atribuições específicas por setores, etc.;
  • Publicação da Estrutura Organizacional do órgão, evitando publicações em papel, que rapidamente ficam desatualizados com qualquer mudança institicional;
  • Orientação aos servidores, como por exemplo, um manual de procedimentos para pedidos de afastamentos, licenças, averbação de documentos, entre diversas outras possibilidades;
  • Edição de uma espécie de "revista eletrônica" ou "jornal diário", que será editado pelos próprios servidores, podendo, por exemplo, ser um portal de notícias de cada setor;
  • Elaboração da pauta de uma reunião, onde todos os participantes pode contribuir para o conteúdo e organização desta reunião;
  • Divulgação de eventos e treinamentos ou por exemplo, um levantamento das Necessidades de Treinamento dos setores;
  • Qualquer documento de um grupo de trabalho, por exemplo, que precise de consenso e que seja editado de forma colaborativa;
Bem, eu poderia escrever outras aplicações, mas você mesmo pode descobrir. Uma das principais vantagens dos wikis é que quando começamos a usar a ferramenta, descobrimos uma aplicação útil para atender nossas necessidades específicas.

E o custo de tudo isso? Se eu disser será zero? Basta aproveitar aproveitar os softwares gratuitos que podem ser usados para criação de wikis:
Façam um teste! É gratis! É Software Livre! Solicitem a área de TI do seu órgão para baixar e instalar o sistema, recomendo o MédiaWiki, mas pode ser qualquer outro. Um Wiki é uma daquelas farramentas que só percebemos o potencial quando usamos.

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