quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Administração Pública Gerencial x Burocrática

Em uma das minhas pesquisas no Google Acadêmico, encontrei um interessante artigo, escrito por Regina Silvia Pacheco, denominado "Administração Pública Gerencial: Desafios e Oportunidades para os Municípios Brasileiros". O artigo aborda a reforma administrativa em curso no Brasil, suas origens e também, o enorme desafio dos municípios brasileiros para o fortalecimento da capacidade de governo, eficiência e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Dentre um bom referencial teórico que o texto apresenta, achei interessante destacar no artigo da autora, o quadro comparativo que é apresentado com as características da administração burocrática e gerencial.

adm publica

De fato, uma administração pública verdadeiramente moderna, deve focar seus objetivos, no mínimo, em uma efetiva prestação dos serviços públicos, além de preocupar-se com a transparência na utilização dos recursos públicos, na responsabilidade social, no controle dos seus gastos e na correta prestação de contas. Características que faltam à grande maioria dos municípios brasileiros.

Acesse o texto integral da autora aqui. Boa Leitura!