Administração Pública Gerencial x Burocrática

Em uma das minhas pesquisas no Google Acadêmico, encontrei um interessante artigo, escrito por Regina Silvia Pacheco, denominado "Administração Pública Gerencial: Desafios e Oportunidades para os Municípios Brasileiros". O artigo aborda a reforma administrativa em curso no Brasil, suas origens e também, o enorme desafio dos municípios brasileiros para o fortalecimento da capacidade de governo, eficiência e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Dentre um bom referencial teórico que o texto apresenta, achei interessante destacar no artigo da autora, o quadro comparativo que é apresentado com as características da administração burocrática e gerencial.

adm publica

De fato, uma administração pública verdadeiramente moderna, deve focar seus objetivos, no mínimo, em uma efetiva prestação dos serviços públicos, além de preocupar-se com a transparência na utilização dos recursos públicos, na responsabilidade social, no controle dos seus gastos e na correta prestação de contas. Características que faltam à grande maioria dos municípios brasileiros.

Acesse o texto integral da autora aqui. Boa Leitura!

Postagens mais visitadas deste blog

100 Lições Aprendidas por Gerentes de Projetos da NASA

Uma poderosa ferramenta de colaboração para utilização no setor público: os Wiki's