Um sistema desenvolvido em software livre que pode ser utilizado para a Gestão de Projetos na Administração Pública

Este é o meu primeiro post e dentre os diversos temas que poderia abordar resolvi iniciar com uma indicação que me parece ser uma opção bastante interessante para quem procura uma ferramenta de gestão de projetos. É fato que o acelerado desenvolvimento da tecnologia da informação, já apresenta suas aplicações para a Administração Pública, com uma ampla dimensão social, em virtude do seu potencial de reduzir distâncias e agilizar processos, promovendo a integração entre os órgãos públicos e a sociedade e disseminando informação para todos.
No setor público, de uma maneira geral, principalmente em Órgãos municipais, percebe-se uma grande dificuldade na elaboração de um plano de monitoramento, execução e controle de projetos, mais ainda em relação às obras públicas. Apesar de em alguns casos não haver o interesse por parte de alguns governantes em uma gestão com mais transparência, em outros casos, há uma enorme dificuldade na obtenção de recursos orçamentários para a modernização da gestão, haja vista que em muitos casos, os recursos são insuficientes até mesmo para a manutenção da prestação dos serviços públicos básicos à sociedade. Nesse contexto, penso ser oportuno a apresentação do dotProjetc, como uma opção gratuita para auxiliar no gerenciamento de projetos.
O dotProject é um sistema que foi desenvolvido em software livre (e continua em constante aperfeiçoamento) para facilitar o gerenciamento de projetos, sendo de código aberto (GNU-GPL), ou seja, pode ser copiado gratuitamente, com um conjunto de funcionalidades que o tornam indicado para a implantação em ambientes corporativos, inclusive com a possibilidade de melhorar os controles existentes ou até mesmo incorporá-lo aos sistemas legados do Órgão.
Quem tiver interesse em conhecer o sistema pode visitar o site do projeto (em inglês), onde há inclusive a possibilidade de utilizar o sistema online através de uma versão demo. O dotProject encontra-se disponível para download e há uma versão traduzida para o português.
Há também uma comunidade denominada dotProjetc-BR, que tem um website em portugues, e é formada por pessoas que debatem sobre a utilização do sistema no Brasil. No website da comunidade há diversas informações sobre o sistema, manuais em portugues, documentação, inclusive sobre a sua utilização por alguns Órgãos Públicos, como por exemplo o Ministério do Planejamento, o Serpro e o Datasus (Ministério da Saúde).
De fato, com as vantagens do software livre, esse sistema torna-se uma opção muito interessante para as instituições públicas, ainda mais para àquelas com dificuldades orçamentárias para aquisição ou desenvolvimento de sistemas de informação. O sistema pode ser aprimorado e adaptado às necessidades específicias de cada Órgão.
Eu já testei o sistema e gostei muito porém, não é conveniente detalhar as suas características e funcionalidades aqui, pois tornaria o post muito extenso. Como já mencionei anteriormente, há uma versão demo disponível, vale a pena fazer um tour pelo sistema (username: guest, password: guest).

No Youtube, encontrei dois tutoriais sobre o dotProject (em inglês):

Postagens mais visitadas deste blog

Administração Pública Gerencial x Burocrática

100 Lições Aprendidas por Gerentes de Projetos da NASA

Uma poderosa ferramenta de colaboração para utilização no setor público: os Wiki's